terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dia 15 – Grand Finale

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amir Klink


Saímos do luxuoso Formule 1 de Curitiba rumo à São Paulo. Era o último dia.
Paramos pra abastecer e pau na máquina. Apenas sendo redundante, estávamos com capa de chuva ....
A viagem foi bem sossegada e sem nenhum problema. Este trecho de Curitiba à São Paulo é show de bola, excluindo a serra a partir de Miracatu. Chegando há 100 kms de São Paulo, o Costa seguiu pela estrada das Bananas margeando o litoral Paulista a partir de Peruíbe, pois ele mora em Santos.

Não há muito pra falar desta volta, apenas que nos últimos kms o sentimento de ansiedade misturado a nostalgia em saber que a viagem estava no fim.
Fiquei pensando sobre os 8000 e lá vai fumaça KMs que rodamos, todas as cidades que andamos, as pessoas que conhecemos e tudo o que pode acontecer em apenas 15 dias.
Imagine que uma moto nos levou ao extremo do continente, Santiago, Osorno, Bariloche e nos trouxe de volta sãos e salvos, é impressionante.
Ficamos 15 dias montados naquele monte de metal, principalmente a Harley, pegando chuva, sol, frio, calor e neve. Consumimos aproximadamente 430 litros de gasolina, 120 cafezinhos, 30 Jesus me chama, praticamente 1 jogo de pneus, 60 garrafinhas de água, utilizamos pesos argentinos, chilenos, dólares e Reais. Quando chegamos ao Chile gastávamos 600 pesos em uma Coca-Cola. Lembrei-me do Brasil na época do quanto custa isso ? Três milhões de dinheiros.
Quando voltei a São Paulo eu tinha oito novos amigos. Em 15 dias de viagem, você acaba conhecendo as pessoas e criando laços de amizade. Eu não poderia ter tido mais sorte do que viajar com esta moçada, todos são sensacionais, não preciso nem dizer que em 15 dias de viagem não tivemos nenhuma discussão e nem estresse. Todos nos respeitamos muito, assim como os limites e desejos de cada um, as decisões foram tomadas em conjunto e isto deu tranqüilidade a todos.
As palavras de incentivo no começo da viagem: Cara, é demais ! Depois de 500km vc vai querer parar ! Num dá ! hahahaha....Outros diziam : PQP, vai der demais esta viagem ! Queria poder ir ! Teve de tudo, inclusive orações !
Viajamos em grupo o tempo todo e percebemos a importância de ter alguém ao seu lado em uma viagem como esta quando se precisa. Tivemos mais de uma oportunidade para constatar isto.
As histórias e experiências de vida de cada um são tão diferentes e ao mesmo tempo com objetivos tão comuns. Isto não tem preço.

Lembrei do frio que passei no Sul do Continente. Que imbecilidade, viajar pra Bariloche com uma blusa de lã?! Não tinha como ser diferente !
Eu que não gostava de dirigir na chuva tive que encarar quase 7 dias debaixo de chuva, tocando em uma velocidade de 100-120 km/h...pode chover até canivete agora !
Os testes ao equipamentos foram no mínimo engraçados, calças rasgando, botas "semi"-impermeáveis, capas de chuva que vazam pelas costuras e etc. .... muito show ! As teorias ainda melhores :
-Harley faz roupa boa ! Boa mesmo !
-Antes de decidir qual a capa, conversei com alguns motoboys em São Paulo.
-Fui lá na Barão de Limeira, gastei 40 na capa e 10 contos na polaina, tá aí, firmona !
-Também, tenho esta capa há 10 anos !Tá na hora de jogar fora !
-Estas luvas amarelas de lavadeira serão um ícone em nossas viagens.
-Deixa eu passar Magipac no pé pra não entrar água na bota !

A viagem foi nota 10, deve-se apenas lembrar que você têm que gostar de moto pra fazer uma viagem desta, pois foram 8-10 horas por dia dirigindo em média.
Minha HD não decepcionou ! É o Landau das estradas ! Ou o Galaxy 500, segundo o Luís. Quando estamos trafegando em estradas decentes, a bixa vai que vai .....depois desta viagem estou mais convencido que a moto É DEMAIS ! Sem contar que onde passa, é um show à parte ! Que máquina ! Estou muito satisfeito com minha moto !
Fiquei reparando no ronco da Fat Boy do Luís que todo mundo acha alto. Eu viajava ali atrás, só pra escutar o som do motorzão de Kombi .....hahahaha....Quando ele dava aquela acelerada forte até o rim vibrava; vibrava fisicamente, ressonância...
O cuidado que o Ricardo tinha com seu equipamento era de dar gosto, todas as manhãs ele limpava a viseira do capacete, os faróis e o pára-brisa. De compensação a minha parecia um insetário....

As BMs sem comentários né, puta de umas motos, as bixas vão que vão e haja motor ! Puro conforto ! Um comentário adicional vai pra F800 do Costa, que ronco que tem aquele motor ! Muito bacana ! Só ouvindo mesmo !
Apelidei a do Chiquito de Camelo. A moto roda 700 km com um tanque de gasolina e não pára de jeito nenhum !
O importante é que todos chegamos bem, sãos e salvos !
Sentimos falta dos nossos companheiros que participaram de todo planejamento da viagem e que infelizmente não puderam nos acompanhar, Fabio Griciúmas e Nery. O Fabio Griciúmas nos acompanhou durante toda a viagem, foi se despedir em nossa saída e se prontificou a nos ajudar caso precisássemos de qualquer coisa ! Valeu !
Fiquei muito feliz em saber que as pessoas estavam nos acompanhando pelo blog ou twitter durante todo o trajeto.
Agradeço as orações, as palavras de incentivo e todo o resto.







3 comentários:

  1. É isso aí português... mais uma pros anais!
    O melhor são as experiências. Isso engrandece o ser humano.
    Abraçã
    Danzig

    ResponderExcluir
  2. ...Aee Hachide...Parabéns pela impetuosa aventura
    ...espero, um dia, sentir a emoção de uma grande viagem
    ...Abçs e muitas Felicidades

    Misael

    ResponderExcluir
  3. Hachide !!

    Você é de mais.... superou todas, por isso ganhou o tìtulo de redator oficial dos "AMIGOS DO CAR@#RO" ou car#@jo ou car#@co, não me recordo mais.... Chame o Costa....

    Abs, Chiquito

    ResponderExcluir