segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia 13 - TERRA ADORADA, ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU,BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! ...


Mais chuva .....
Vide dia 1 a 12 ( Acordamos...bla bla bla ) e tocamos em direção à Porto Alegre, com a esperança de alcançarmos Florianópolis hoje.
Pegamos a BR-470 e tocamos em frente até a cidade de Rio Grande, local de fundação do estado, um pouco antes de Pelotas.
Após a parada em um posto de gasolina, alguém que eu não sei quem, achou um “atalho” para pegar a BR-101 e economizar 100km em direção à Florianópolis. Estou contando a história em terceira pessoa, pois foi assim que participei da mesma.

Andamos até a balsa que nos levaria ao atalho. Infelizmente, não era um atalho, a balsa saíria somente às 13 horas e quando chegamos lá, não era mais que 11 horas. Por sorte ou azar, conhecemos uma pessoa que estava fazendo o mesmo trajeto e possuía negócios em Itajaí e nos deu uma descrição precisa e detalhada sobre os prós e contras de irmos por aquele caminho. Não preciso nem dizer que fiquei P da vida quando descobri a trapalhada toda, mas tudo bem !

Bom, voltamos os 20km, ou seja, 40km no total em direção à BR-116. Objetivo : Porto Alegre.

DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Transitando pelas estradas do Brasil, pude constatar o porque deste trecho do Hino Nacional, PQP, imbatível ! Fantástico ! A paisagem era DEMAIS. Vimos muitos cenários bonitos, paisagens lindíssimas pela variedade e de não estarmos familiarizados com neve, clima desértico e tal, mas em Terra Brasilis, PQP, demais!

Estávamos apreensivos com a opção da BR-116, pois quem tem a fama, deita na cama....
Porém, grata surpresa. A estrada é excelente e vale a pena trafegar sobre ela. O trecho a partir de Porto Alegre é INACREDITÁVEL ! Sinuoso, asfalto de boa qualidade e o visual é lindo.

No início é meio coxa, creio que até Canoas, mas depois é muito legal. Para se ter uma idéia em termos de comparação, é algo como SP-Serra Negra.

Uma ressalva a respeito da idéia infeliz de se construir a cidade em torno da estrada. PQP. Em todas as cidades você tem que parar, passar por trecho e urbano, participar daquele joguinho de Atari bem antigo chamado FreeWay, e só depois seguir viagem.
Resolvemos dormir em Caxias do Sul. Dá-lhe Ibis....

Até amanhã !

2 comentários:

  1. Hachide,
    Não perdi um techo do seu relato. Que tesão de viagem, parabéns!!!
    Mas o caipirão aqui não consegue ver as fotos. Será que é porque esqueci a senha da conta do google?
    abração pra vocês todos. Fala pro Chiquito que um dia eu encaro...hahahahaha
    Maurício Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Mien, qto tempo até reclamar daqui? haha
    Abraçã!

    ResponderExcluir