sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Caldas Novas e São Paulo


Rumo à última parada antes do fim da viagem. Neste momento se inicia um clima nostálgico entre nós. Todos já percebemos que nossa expedição está chegando ao fim e isto é algo que pega forte. Fazemos esta viagem uma vez por ano e sabíamos que teremos que esperar mais um ano para poder repetir a dose.
Por outro lado, a saudade de nossas familias e amigos também aumenta proporcionalmente ao sentimento nostálgico, compensando assim a tristeza.

Entramos no estado de Goias e como haviam nos dito, as estradas são realmente muito melhores que as do Mato Grosso. Após os primeiros 250km paramos para abastecer e comer algum Jesus me chama. Eu comi , mas Jesus não me chamou....ainda bem.
Durante a parada encontramos um português com uma Suzuki Savage com um saco plástico preto enrolado no farol. Logo pensamos, deve ser pra não ofuscar os outros ooopá ! hehehe.
O Afrânio fez uma pergunta ótima:
-Amigo, estamos sempre na estrada e sempre aprendendo né, você poderia nos explicar o porque deste saco plástico preto enrolado no farol?
O sujeito responde:
-Ora pois, a po$%#@ do farol caiu depois que eu passei num buraco ali atrás, então usei o saco plástico para segurá-lo.
Ficamos surpresos, pois fazia sentido .....(rsrsrsrs).
Continuamos a viagem e fiquei impressionado, pois nunca havia visto aquilo antes, as fazendas de soja são intermináveis, são tão extensas que não se pode ver o fim da fazenda em ambos os lados. Soja, soja, soja, soja e mais soja......
O visual era fantástico e pôde ser notado ainda mais já que as estradas eram transitáveis e estavam em melhores condições que as recém transitadas.
O dia foi tranquilo com uma ressalva ao sol que voltou a castigar, nada comparado com os 39 graus já registrados, mas bateu seus 34 sem dúvida.
O dia passou rápido e ficamos sabendo que dois amigos nos encontrariam em Caldas Novas para nos dar as boas vindas, Wlamir e Felipe.
Já perto de Caldas Novas, cerca de 250 km, decidimos pegara algumas estradas secundárias em direção ao destino. O que foi uma grande surpresa porque a paisagem era inacreditável de tão bonita, o céu parecia que estava em contato com o chão devido a extensão das planícies. Uma viagem pelo Brasil está em nossos planos e tenho certeza que não deixará absolutamente nada devendo para o que vimos na Argentina, Chile e Peru.
A variedade de natureza e geografia que temos no Brasil é insuperável e quem me conhece sabe que eu sou um apaixonado por este país, com todos os defeitos e qualidades. O que me entristece é ver como tratamos os cidadãos que aqui vivem.
Como este é o último trecho, gostaria de escrever de maneira sucinta e plagiada o que vimos desde que iniciamos a viagem pelo lado Brasileiro:
(http://letras.terra.com.br/silas-de-oliveira/762910/)

Aquarela Brasileira
Composição: Silas De Oliveira

Vejam esta maravilha de cenário
É um episódio relicário
Que o artista num sonho genial
Escolheu pra este carnaval
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela
Passeando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais
No Pará a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó.
Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais
Estava no Ceará,terra de Irapuã
De Iracema e Tupa.
Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Bahia
Bahia de Castro Alves,do acarajé
Das noites de magia do cadomblé
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu.
Brasília tem o seu destaque
Na arte,na Beleza e arquitetura
Feitiço de garoa pela serra
São Paulo engrandece a nossa terra
Do leste por todo centro-oeste
Tudo é belo e tem lindo matiz
O Rio do samba e das batucadas
Dos malandros e mulatas
De requebros febris
Brasil,
Essas nossas verdes matas
Cachoeiras e cascatas
De colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emolduram em aquarela o meu Brasil.

Já quase chegando em Caldas Novas me descudei por um segundo durante um momento que esticava as pernas e meu pé acertou um daqueles olhos de gato na estrada, a pancada foi forte e doeu muito. Pelo deslocamento e pela bambeada que a moto deu, o Costa que vinha atrás de mim, achou que eu tivesse quebrado a perna e eu pensei que tinha apenas deslocado o joelho.
A bota que eu tenho é uma Alpine Star e pra terem idéia, ela rasgou o couro da parte da frente da bota.
Realmente a dor era brava, mas optei por não parar a moto e quando paramos pude ver o estado da bota e que minha perna estava toda lá e sem inchaço, foi só a pancada mesmo.
Por sorte, decidimos ficar em Caldas Novas um dia para descansar e chegar á São Paulo zerado. Isto me ajudou a diminuir a dor e até não senti-la mais.
Ficamos em Caldas Novas cozinhando e descansando por um dia, o que foi muito bom, pois além de descansar, curei a dor recém adquirida, colocamos o papo em dia e introduzimos a idéia para uma nova viagem.
No dia seguinte acordamos bem cedo e tocamos pra São Paulo. Ao entrar no estado já vemos porque São Paulo tem a força que tem.
Chegamos em São Paulo por volta das 16:00hs . Era o fim, ou melhor, o início de mais uma viagem de " Los Carajos ".


























2 comentários:

  1. Fantástico !
    Quem dera arrumar tempo um dia pra fazer uma dessas. Isso parece ser muito mais do que apenas ir do ponto A ao ponto B com uma moto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos amigos "moteros", mais uma viagem inspiradora. Muito obrigado ao HACHIDÃO por, apesar do cansaço, partilhar "uns poucos" detalhes com a turma, em especial, as fotos que permitem rodar junto... Onde foi tirada a 97? e apreciei ver que apesar de trocar o horse pelo deutsch Kamel continua a prestigiar a jaqueta... kkk
    Abraço e aguardo as próximas aventuras.

    ResponderExcluir