domingo, 28 de novembro de 2010

Seguindo em frente - Rumo à Iquique

Saudações andinas... flauta ao fundo... Digamos, uma sinfônica.
Tudo ótimo por aqui, porém com muita aventura... mesmo!


[…] ( Leia a postagem anterior, último parágrafo ) .Afinal, muita coisa pode acontecer durante a viagem, ou talvez nada também. Então seguimos todos juntos em direção a Iquique.


Acordamos cedo (nem sei mais o que é cedo), colocamos a bagagem na moto e para variar, só um pouquinho, o Costa estava com problema de óleo... não tinha uma gota.
Providenciamos, ao invés de completar somente, a troca. Assim ele poderia seguir viagem sem se preocupar mais.
Fomos a uma oficina local que o cara além de trocar o óleo e cobrar honestamente, ainda trocou a lâmpada do Afranio que queimou no caminho. Um sol escaldante e aquela poeira de San Pedro do Atacama começou a tomar conta.

Esqueci de dizer que certas coisas não mudam, o Chiquito pedindo informação e conferindo com o GPS e por fim, adotando o caminho do meio que nos leva à lugar nenhum.
Decidi assumir a frente com meu GPS, coloquei os mapas do JJ Gancho e chegamos ao posto (Claro que se perdendo antes...para eu pagar a língua...) e de quebra, à fórceps, introduzimos o Chiquito a uma estradinha de terra bem surrada. Ele saiu de lá parecendo o Juca Bala... hehehe.

Alteramos o roteiro inicial que seria subir pela rota 5. Cruzamos a rota 5 em direção ao pacifico para subir pela 1.

Recomendo a todos que gostam de moto que façam este trajeto. Apesar da estrada ser um pouco entediante, devido a algumas centenas de KMs em linha reta, é possível apreciar as paisagens que não vemos facilmente. Pode ser de HD, BMW, Biz, CG, qq uma faz. Não garanto que vc permaneça em cima dela quando pegar um vento lateral, mas baseado nas condições do asfalto, é super tranquilo.
A sensação é realmente que estamos cruzando Marte (tinha razão Luizão, Marte foi a melhor definição pro cenário) tudo é muito árido e rochoso. Me chamou a atenção os inúmeros KMs sem nada de verde, eu digo, nada MESMO. Os redemoinhos que são formados no deserto são bem interessantes e eu nunca os havia visto, são nano Katrinas …(uscita , sinistro). Mas num sai em foto, é muito longe e aerado.

Durante o trajeto me lembrei de um grande amigo, pois a primeira expedição de Harley que realizei foi com o Fabião (Fabio Testte), pegamos duas HDs em San Diego e demos algumas voltas por lá mesmo. É isso amigão...fire in the whole!

Estou voltando para casa além de mais KMs rodados, muito menos ignorante em termos de Agro business. O intercomunicador foi o meio que me propiciou isto. O Afranio veio me dando inúmeras aulas sobre cana (de açúcar), café, terras, preços de produção e etc ... e pasmem: A galinha coloca mais de um ovo por dia e ele não sai duro! (permitam-me errar nos detalhes, ok? Eu sempre achei que leite dava na prateleira e pernil fosse ave).
Estes foram exemplos simples... realmente foram INÚMERAS explanações.

Bom, continuemos...

Tocamos o pau à Iquique e quando nos encontramos com o Pacífico, resolvemos almoçar aquele dia em Tocopilla.
Após o almoço seria barbada, pois apenas 190KM nos separariam de Iquique. Estes 190KM renderam mais 7 hs de viagem.
Num dava para ir rápido, a paisagem era fenomenal, a estrada sinuosa e etc... tava tudo perfeito... até que :
Controle Obrigatório.
1) Aduana
2) Carabineiros do Chichichi lelele viva Chile ¡

E a placa: Estamos parados por melhores salários.
Pois é, abriam as fronteiras a cada duas horas somente e adivinhem que horas era: 17:01. A próxima só as 7.



Foram duas horas bem aproveitadas, muita conversa fiada. Incluindo um caminhoneiro Chileno que morou no Brasil por alguns anos. Logo, surgiu a pauta: As estradas pagas da Argentina.
Chegamos a conclusão que todas as estradas são pagas na America Latina, via pedágio ou Contribución con la pintura. Isto foi concluído com muitos risos claro e só então entendi a referencia que o Neil Pert ( o baterista do Rush , que fez o transito entre as turnês da America Latina de moto também) as estradas pagas no Brasil e as Argentinas Pagas.
Discutimos a idéia de começar a pedir recibos e este caminhoneiro disse que funciona. Quando contribuirmos para La Pintura, devemos responder: Sí, por supuesto. Credo que tenga un recibo para nosoutros entonses…
Segundo este Señor, a contribución no tiene necesidad.

Abriu-se a aduana e tocamos em frente, a viagem não rendeu (que ótimo, muitas fotos ).

Chegamos a Iquique e toca achar hotel. Conseguimos somente um apartamento com três quartos onde dividimos como sempre.
Os motores a Diesel de alta potência e som de baixo Grau de abafamento em um quarto (Chiquito e eu), e os motores japonês nos outros dois.

Para variar estávamos pregados... BMW também cansa... É mais uma lenda desvendada. Vou integrar o Mith Busters, e posso começar com:

- Equipamento da BMW é excelente.
Muitos defeito. Não é impermeável mesmo que esteja escrito na caixa, catálogo ou internet. A Mala de alumínio entra água, o traje de astronauta do Costa também e a mala do Afranio.

Continuo depois com mais detalhes... até...

5 comentários:

  1. Olá todos,
    Aqui é a Gilda (filha do Afrânio). Estou adorando ler as notícias e saber da viagem de vcs. Daniel, meu filho, está ao meu lado super entusiasmado com as aventuras do avô (Ele manda dizer que o está esperando aqui pro Natl e que é pra ele vir de moto!)
    Desejo a todos uma ótima viagem e que aproveitem muito!

    ResponderExcluir
  2. Como diria Buzz Light Year (Toy Story):
    "Ao infinito...e além !!!"

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,
    adorei ler as notícias e estou rindo da roupa de astronauta do Costa que entra água! I can't believe it! Noway!! Até breve meninos! Bjs, tata

    ResponderExcluir
  4. Daqui a pouco vcs chegam em SP e eu ainda nao sei se vcs chegaram em MP.

    ResponderExcluir
  5. Pô chefe!!! Justo você ficou sem óleo??? Unbelieveable!!!

    ResponderExcluir